O Grupo

Integrantes:

 

Profa. Dra. Larissa de Oliveira Neves (coordenadora - professora do Dpto. de Artes Cênicas da Unicamp) - CV Lattes;

 

Profa. Dra. Elen de Medeiros (coordenadora - professora de Literatura e Teatro na UFMG) - CV Lattes;

 

Profa. Dra. Isa Kopelman (membro - professora do Dpto. de Artes Cênicas da Unicamp) - CV Lattes

 

Prof. Dr. Mario Alberto de Santanna (membro - professor do Dpto. de Artes Cênicas da Unicamp) - CV Lattes;

 

Prof. Dr. André Carrico (membro - professor do Dpto. de Artes da UFRN) - CV Lattes;

 

Aléxia Lorrana (membro - aluna de Graduação em Artes Cênicas) - CV Lattes;

 

André Sun (membro - mestrando em Artes Cênicas na Unicamp) - CV Lattes;

 

Bianca de Cássia Almeida (membro - mestranda em Artes da Cena na Unicamp) - CV Lattes;

 

Bruna Luiza Munhoz (membro - mestranda em Artes da Cena na Unicamp) - CV Lattes;

 

Carolina Martins Delduque (membro - doutoranda em Artes) - CV Lattes

 

Cassandra Ormachea (membro - mestranda em Artes da Cena na Unicamp) - CV Lattes;

 

Cristiane Tagushi (membro - mestranda em Artes da Cena na Unicamp) - CV Lattes;

 

Lucas de Almeida Pinheiro (membro- mestrando em Artes da Cena na Unicamp)- CV Lattes;

 

Luis Roberto Arthur de Faria (membro - doutorando em Artes da Cena na Unicamp) - CV Lattes

 

Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto (membro - doutoranda em Artes da Cena) - CV Lattes

 

Rafael Villares (membro - doutorando em Artes da Cena na Unicamp) - CV Lattes;

 

Sofia Fransolin (membro - aluna de Graduação em Artes Cênicas) - CV Lattes.

História do Grupo

Iniciamos as nossas atividades no primeiro semestre de 2010 por iniciativa da Larissa, professora do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Contávamos, inicialmente, com apenas seis participantes. Com o crescimento significativo nos últimos semestres, hoje contamos com a participação de doze pesquisadores, entre professores, pós-graduandos e graduandos. A cada semestre, assim como acumulamos mais colaboradores, crescemos também em atividades acadêmicas. 

No ano de 2010, foram realizados encontros para a discussão direta do trabalho de pesquisa de cada integrante. Finalizado este momento, em 2011 realizamos reuniões cujas discussões foram embasadas pelo livro "A linguagem da encenação teatral", de J.-J. Roubine, sempre acompanhadas de leituras de peças teatrais. 

Como primeiro fruto das atividades do grupo, lançamos em julho de 2011 os Cadernos Letra e Ato, cujo objetivo é, além de incentivar nossos pesquisadores à produção acadêmica, divulgar os trabalhos realizados pelo grupo. Atualmente, contamos já com o quinto número de nossa publicação, veiculada anualmente. 

Em mais uma atividade de expansão de nossas atividades acadêmicas, nos dias 29 e 30 novembro foi realizado o I Colóquio de Estudos Teatrais Letra e Ato. No colóquio, contamos com mesas-redondas compostas por palestrantes convidados e pelos integrantes do nosso grupo. O evento foi aberto ao público.  

No segundo semestre de 2012, organizamos o evento CEM Nelson Rodrigues, que contou com pesquisadores e entusiastas da obra do dramaturgo, além de espetáculos de suas peças. Na página do evento, é possível visualizar a programação e também algumas fotos aqui

Começamos o ano de 2013, terceiro ano de atividades do grupo, com as reuniões quinzenais. Neste semestre, o livro que guiou as discussões teóricas sobre teatro e dramaturgia foi "O drama em cena", de Raymond Williams, publicado no Brasil pela Cosac Naify. 

Em 2015, ano em que o grupo completo seu quinto ano de atividades, alinhamos as discussões à proposta da Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas, em que são contempladas as dramaturgias e o modo de criação. Os debates enveredaram pelo fazer dramatúrgico de diversos autores estudados pela nossa equipe, grande parte do teatro brasileiro: Arthur Azevedo, Roberto Gomes, Nelson Rodrigues, Oduvaldo Vianna Filho, Carlos Alberto Soffredini; mas também esteve relacionada a práticas cênicas populares, como o mamulengo e o circo-teatro. 

Em agosto de 2015, foi organizada uma mesa-redonda para debater a obra do russo Anton Tchékhov (A obra dramatúrgica de Anton Tchékhov: como encená-la), e contamos com a participação de diretores que trabalharam com este cânone do teatro moderno: Celso Frateschi, Diego Moschkovich e Marcelo Lazzaratto. 

Pesquisar no site

Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato